Bancolombia registra 83 milhões de chamadas para suas APIs em cinco meses
O Bancolombia registrou 83 milhões de chamadas para suas APIs entre janeiro e maio deste ano. A oferta de 42 APIs para 89 parceiros externos é uma das partes da jornada do banco colombiano para a construção de um ecossistema rumo ao open finance, como explicou Luis Miguel Zapata, vice-presidente de ecossistema da instituição, durante o APIX 2023, evento organizado pela Sensedia nesta quinta-feira, 22.
“Toda chamada de API feita por nossos parceiros significa crescimento no mercado financeiro. O movimento aberto é algo que toda empresa financeira deve fazer, pois o nosso desafio é com o dinheiro. Por exemplo, 85% das transações na Colômbia ainda são em dinheiro. Isso não é bom e precisamos mudar”, disse o executivo.
Entre as APIs disponíveis estão carteira digital, empréstimo para o consumidor final, Buy Now, Pay Later e QR Code. Essas bibliotecas estão posicionadas na parte de Banking as a Service (BaaS) da instituição colombiana, que também tem outras duas partes em Banking as a Platform (BaaP) e Capabilities as a Service (CaaS) para formar o seu ecossistema.
“Queremos dar a oportunidade para que qualquer startup se torne uma fintech”, afirmou. “Temos um ecossistema. Não é um ‘egossistema”, completou o executivo, ao ressaltar a importância de ter participantes dentro de seu ambiente.
Casos
Entre os exemplos em BaaS, Zapata citou principalmente o avanço no QR Code. O arranjo de pagamento por código chegou a atualmente 8 milhões de transações mensais e 1,1 milhão de comerciantes, o equivalente a 47% dos estabelecimentos no país. Outro exemplo é o programa de recompensa Puntos, que lançou sua carteira Puntos Pay a partir da API do banco, e com isso pode ofertar produtos e serviços (como a Netflix) combinando dinheiro e pontos acumulados de seus usuários
Por sua vez, o BaaP tem a plataforma Tu360. Feita em parceria com a brasileira VTEX, a Tu360 oferece marketplace de crédito imobiliário, empréstimo para compra de carros, venda de passagens aéreas e produtos. Em dois anos:
3 mil famílias compraram casas com US$ 120 milhões em crédito do Bancolombia;
2 mil pessoas compraram carros e 35 mil pessoas se inscreverem para cotar crédito;
20 mil pessoas fazem compras diárias no marketplace, que tem 18 mil produtos de 180 lojas.
CaaS, o open finance
A próxima etapa do tripé é o CaaS, que terá APIs com base na regulação do sistema financeiro aberto do regulador colombiano, que passa a valer no mês de julho. Aqui, o banco colombiano pretende lançar APIs de gerenciamento de conta, extrato de conta, histórico de transação e iniciação de pagamento – bem similar ao movimento feito pelos bancos brasileiros, do informacional ao transacional.
“A nossa estratégia no open finance é expor nossas APIs, orquestrar APIs de terceiros e consumir as APIs de dados e serviços do ecossistema financeiro aberto”, explicou o VP do Bancolombia. “Nós vamos lançar essas APIs financeiras ainda neste ano”, completou, ao dizer que atualmente estão trabalhando na parte de segurança dessas bibliotecas.